Quem é e o que faz?
A doula de pós-parto oferece informação, suporte emocional, físico e prático à mãe que acabou de dar à luz, apoiando na transição para a maternidade durante as primeiras semanas após o parto.
Após o nascimento do bebé (num tempo e regularidade acordados pela família e pela doula), a doula de pós-parto fará sessões no domicílio da mãe algumas vezes por semana.
Nestas sessões, além de poder trazer informação que apoie o processo da família, pode trazer um suporte significativo no processo de recuperação física e emocional das mães, promovendo o bem-estar, apoiar o aleitamento e o estabelecimento do vínculo entre mãe e bebê.
As doulas de pós-parto oferecem um espaço seguro para as mães expressarem as suas emoções, medos e preocupações e processarem a experiência do parto. O puerpério é um momento de grande vulnerabilidade e este apoio empático, encorajador, de escuta e validação dos sentimentos da mãe por alguém que as entende sem julgamento, pode mitigar o isolamento e a solidão desse período delicado e tantas vezes desafiante.
A doula de pós-parto pode ainda oferecer um suporte prático às mães, auxiliando em tarefas domésticas leves, preparação de refeições, nos cuidados pessoais e nos cuidados ao bebé. Permitindo à mãe alguns períodos de descanso na sua rotina, um tempo para se recuperar e para se sentir cuidada.