Quem é e o que faz?
A doula presta apoio emocional, físico e informativo a mulheres e a famílias durante o período da gravidez, parto e pós-parto, através de conteúdos baseados em evidências científicas e práticas de apoio efetivas.
Compreendendo a fisiologia destes processos e sabendo o impacto que o parto e o nascimento têm nas vidas do bebé, da mãe e de toda a família, a doula respeita as necessidades básicas de cada mulher e apoia as decisões informadas e conscientes tomadas pelas suas clientes, contribuindo assim para experiências perinatais mais gratificantes e empoderadas.
Não efetua qualquer procedimento médico, não substitui nenhum dos profissionais de saúde envolvidos na assistência ao parto. Não substitui o pai nem qualquer outro acompanhante da escolha da mulher.
A doula faz o que mais ninguém faz naquele momento. Está ao lado da pessoa grávida em suporte contínuo, escutando, validando sentimentos, acolhendo a vulnerabilidade e oferecendo conforto, ao mesmo tempo que procura manter o ambiente tranquilo, seguro e íntimo, tão propício ao desenrolar do parto.
Doula é uma palavra grega que significa “aquela que serve”. Às doulas podemos também chamar Guardiãs – aquelas que guardam o espaço e o momento da mulher, do bebé e da família.
Acreditamos na natureza fisiológica do ser humano e na capacidade da mulher para parir e do bebé para nascer. Acreditamos na medicina baseada em evidência e do enorme contributo da ciência para apoiar todas as situações em que a fisiologia não responde como é esperado.
Acreditamos que para além de fisiológico, o parto é um evento psicológico, emocional, sexual e espiritual. E na premissa de todas estas esferas presentes, o apoio que oferecemos como doulas, sem julgamento, com gentileza, respeito pelas escolhas individuais e sistema de crenças de cada uma, pode fazer toda a diferença na experiência da mulher, bebé e família.
Na gravidez
A doula oferece apoio emocional e informativo à mulher ou ao casal durante a gravidez e encoraja o processo de tomada de decisão consciente. Apoia no planeamento e preparação para o parto (seja no hospital ou no domicílio) e pós-parto. É uma presença que escuta os sonhos e os medos sem julgamentos.
No parto
Sempre que a mulher o deseje, a doula acompanha-a durante o parto, seja um parto hospitalar ou domiciliar.
A doula dá apoio emocional, assegura o conforto físico e, conforme as necessidades, facilita a comunicação com os profissionais de saúde, de forma a garantir que a sua cliente tem a informação necessária para tomar as melhores decisões para si. Transmite segurança à mãe e ao parceiro, pode fazer sugestões que facilitem o trabalho de parto e apoiar com estratégias de relaxamento e medidas que aumentem o conforto. Procura que o ambiente durante o parto seja calmo, tranquilo e que dê resposta às necessidades da mulher que está a parir, para que se sinta segura, protegida e livre para se entregar ao momento.
No pós-parto
A doula apoia a recuperação da mãe, o processo de amamentação e as dúvidas no cuidado com o bebé. Transmite confiança e dá suporte emocional no processamento da experiência do parto e nas questões que surjam face à maternidade
Evidência Científica
Nos anos 80 foi conduzido um primeiro estudo na Guatemala sobre o apoio contínuo a mulheres durante o parto. Foi o primeiro de vários outros estudos que clarificaram a importância do trabalho das doulas. A evidência mostra que a presença das doulas no parto reduz:
- Taxa de cesarianas;
- Partos instrumentados (forceps e ventosa);
- Pedidos de analgesia (epidural);
- Índice de depressão pós-parto.
Também se observou um aumento evidente de:
- Possibilidades de parto espontâneo;
- Trabalhos de parto mais curtos;
- Sucesso na amamentação;
- Índice de satisfação materna.
A Biblioteca Cochrane de Medicina Baseada em Evidências refere a importância do apoio contínuo durante o parto (como aquele que é oferecido pelas doulas) para a melhoria dos resultados obstétricos e aumento da satisfação relativamente à experiência de parto:
Levando-se em consideração os claros benefícios e a ausência de riscos associados com o apoio durante o parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que qualquer mulher em trabalho de parto receba suporte contínuo, não apenas daqueles próximos a ela, mas também de profissionais treinados. Esse suporte deve incluir presença contínua, conforto pelo toque e encorajamento”.