A associação Materlua é um colectivo de doulas que sonham e que ativamente constroem uma sociedade na qual o apoio e a visibilidade da jornada perinatal de cada mulher, independentemente do seu percurso, é entendida como uma grande transformação. Tem necessidade de ser visibilizada, pode ter múltiplas formas e escolhas e merece sempre ser apoiada. É uma das principais fases da vida de uma mulher em que podemos promover a saúde das mães, dos bebés, das famílias e portanto dos seres humanos.
Reconhecendo os benefícios universais do apoio da doula e considerando que o apoio no parto é uma questão de direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, queremos trazer o nosso foco para as mulheres em situação de vulnerabilidade e tornar junto delas o apoio da doula acessível.
O Programa Doulas Voluntárias é desenvolvido em parceria com outras organizações que já trabalham com mulheres em situação vulnerável e que não têm ainda resposta para as necessidades de apoio perinatal que uma doula pode oferecer.
Iniciámos uma experiência piloto deste programa com o Conselho Português para os Refugiados em outubro de 2021 e desde então mantemos uma colaboração regular mediante as necessidades de utentes grávidas, durante o parto e no período após o parto.
Outras parcerias com diferentes organizações estão prestes a serem formalizadas e em breve poderemos estender este apoio a mais mulheres.